domingo, outubro 01, 2006

Futebol I

"O club mais literato do nosso futebol sempre teve uma costela socialmente viperina!"

Foi assim, num momento de excrescência verbal, que ingressei sem esboçar um pensamento resistente num dos maiores lugares comummente visitados.
É demasiado fácil dourar-se aquele que o repete, aquele que nele insiste, mostrando aos demais que futebol não é só canelas, urros e pevidolas; que num cantinho de nós canta a mais viva das provas. Lá está, sempre disponível e irrequieto o "Gil Vicente, Futebol Clube".

É um exemplo que se veio sobrepondo, enquanto club e no seu ronceiro devir, a outros com ambições artísticas menos descaradas e talvez por tal, mais sumarentas (ó mirem: "Barcellos Sporting Club", "União Foot-ball Club Barcellense").

De imaginação solta, todos inferem uma certa e dada reunião na "Casa da Previdência do Ourives", em que o Nelo, já 3ª geração do mester, e por tal tendo podido gozar-se em longas tardes de aulas privadas lá para os tempos dos seus calções, acha lustrosa a homenagem ao ínsigne G. Vicente, caso homens dignos, como ele, cinzelassem como a melhor das sugestão a de atrair tal nome à secção sportif cuja constituição se tinha vindo a discutir de forma tão licorosa.

Josué, um descendente de cristãos-velhos-à-força e a contra-forca desabonados, não deixou passar a boquilha sem que lhe sorvesse o suficiente para o impedir de ser a primeira vítima.

- Gil? Gil Vicente? O dramaturgo? Era de Quilate!!!
- Não sei se é esse, mas hei-de procurar à Custódia!!!!

E com esta até as pratas se doiraram, areadas que foram por reflexos de sorrisos auríferos!

Photobucket - Video and Image Hosting
a custódinha de Belém, foto não assinada.

Aí poderá vir mais um livro daqueles com letras em revelo...o que fui eu fazer!

ps- Quase sem mistérios é a história oficial, segundo a qual a origem da agremiação desportiva se deve à circunstância dos fundilhos, partes integrantes dos fundandores, se encontrarem juntos e em paródia a mais das vezes no Largo do Teatro. Está bem de ver qual era a função, e principalmente o nome, do edifício que presidia a tão animadas jogatinas.