sexta-feira, março 16, 2007

Distinguindo classes

A diferença de classes constata-se averiguando a diferença entre instrumentos de trabalho cuja compra é sonhada mediante a entrega de um mês inteiro de salário ou, por outra, quando se decompõe todo o processo de escolha que conduziu à selecção daquele específico instrumento de trabalho com que se sonha ao deitar?

Um pequeno questionário; seleccione a resposta que mais lhe aprouver:

1- "Instrumentos de quê?"
2- "Como, salário?"
3- "Sim, sofro."
4- "Eu não. Eu sou ambicioso e não é uma gravata que me vai deter!"
5- "Amigo, sou profissional do crédito...!
6- "Olhe, tenho aqui uma ideia, é sem risco."
7- "Como sem risco?"
8- "A sério, juro-vos, até já tenho o sítio cá debaixo de olho!"
9- "Finalmente vou ter dinheiro para comprar os meus automóveis e passar o dia a estacioná-los, à grande!"
10- "Ei! A pergunta."
11- Não sabe/não responde
12- "Estou-me a cagar."
13- "Para votar Eanes é adonde?"
14- "...como vos dizia à pouquinho: o sítio é do ca-ra-ças!"
15- "...umas vistas, uma exposição solar, ó! Daqui!"
16- "E clientela?"
17- "Na casa da dezena, de milhão."
18- "Não é mau para começar...e o que é feito do antigo dono?"
19- "Pensou exactamente o mesmo."
20- "E é seguro?"
21- " Sem risco. Completa aflição perante o medo. Aliás, chamam-lhe receio."
22- "hmmm-mm. Não nos estamos a esquecer do que nos trouxe aqui?"
23- "Como, a pergunta?"
24- "Eu disse importante, não "pergunta". Insisto, não nos estamos a esquecer de nada, muito importante?"
25- "...O quê?"
26- "Não sei...sinto-o."
27- "Oh!"
28- "A susaninha está cá hoje, fiu, fiu!"
29- "Se fosses mas é pendurar medalhinhas dos teus santos em espetos, regalas com o teu mijo e fazeres "fiu, fiu!" com uma flauta lisa, assim, atravessada pelo cu acima!"
30- "Calma, calma..."
31- "Ele estava a falar de quê? De flautas?! Nós vamos lá agora fazer flautas, ora essa!"
32- "Flautas? Faltas? Flautache?
Flautas? Felautas? Felatulas?"
32A- "O que é uma flauta?"
32B- "É um pífaro."
32C- "Ah! Obrigado."
32B- "De nada."
33- "Nada de flautas. Não era isso que era importante."
34- "Mas era o quê? Um nome? Uma pessoa? Cenas?"
35- "Esquece......"
36- "Então e diz lá, pá. Eu tenho que ir embora agora, já estou atrasado, é muito muito importante, e..., não posso esperar mesmo mais, ela mata-me, se...enfim, vocês não levam a mal...podias aí despachar qual vai ser a actividade?"
37- "A actividade!!! Era isso!!"
38- "Com a breca! Eu já estava para aqui agoniadinho de todo, à rasquinha, aqui a pensar que fosse para irmos fazer um País ou assim."
39- "O meu tio falou-me de Turismo."
40- "Eu, rismo?"
41- "Olha! Era uma ideia: fazer-te ó rismo!"
42- "vêem...sempre podemos aproveitar a susaninha."
43- "Eu capo-te! Meu grandessíssimo pulha de uma figa!"
44- "Se alguém me estiver a ouvir: Eu estou de há uns instantes para cá a pensar em dizer, a necessitar de vos dizer isto: Um PC novo."
45- "Mas para que raio quererá ele um partido? Então já não é para não fazer um País?"
46- "Eu com um computador novinho em folha faço-te os países que quiseres, pá! Vais parecer o Papa."
47- "Se tu o dizes."
48- "Vamos?"
49- "Onde?"
50- "Fazer aquilo."
51- "ah. Claro. Vamos lá!"
52- "Então fica para que horas?"
53- "De manhã?"
54- "Pois...de manhã. Lá para as 9:00, 9:30."
55- "Xiiiiiiii."
56- "Tás doido. Mete-me isso para mais tarde! Eu não estou para chegar lá, hã, e ficar à espera dos senhores que chegam lá para as 10:00 e já vêm todos fartinhos, hã, "Que é um ultraje! A falta de pontualidade é um sinal do nosso atraso civilizacional enquanto povo, que isto assim não pode ser, que é preciso mando, eu já estive lá fora, eu sei como é, eu isto e eu aquilo.". E depois lá decidimos que é melhor começar embora as ausências, as quais se lamentam, roga-se aos presentes que depois vão pondo a par os colegas que entretanto venham a aparecer desfaçadanhamente.
Na. Estou farto de levar com estas merdas no focinho. Para isso marca-se para às dez. Quem está está, quem não esteja estivesse."
57- "Talvez."
58- "Sim. Porque quer dizer, quando se diz 9:00, 9:30, é já para desbaratinar a malta. Um gajo cioso, na dúvida, de dúvida em dúvida, fica duvidoso de si, né? A certa altura já não sabe se era às 9:00, ou às 10:00, se será às 11.00, meio-dia, 13, amanhã..."
59- "Ó pá, vocês vão voltar a discutir, a insultar-se?"
60- "Não, não, então! Marcamos para as 9:00, às 9:30 começamos dê lá por onde der."
61- "É justo."
62- "Uma meia-hora inteira à espera, fogo! Tu picas-te!"


um dia, se houver interesse, publica-se o prefácio póstumo.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger franksy! said...

"De manhã?"

Claro!

29/3/07 18:08  
Blogger Daniel MP said...

Vamos a isso!
Fiquei vibrante.
Tamanha antecipação de frescura.

30/3/07 12:21  

Enviar um comentário

<< Home