terça-feira, agosto 19, 2008

Entre a Terra e o Céu

Vivo entre a Terra e o Céu.
Diariamente pêndulo entre ambos, entretido tentando manter a lucidez de saber em que ponto da fronteira me encontro a cada momento.
Todos os dias desço ainda cansado as escadinhas que vão dar à Terra.
Nela me revolvo, rebolo e sacudo. E eis que me encontro entre iguais!
Aí sou capaz de quase tudo. Junto de Vós.
Corro lado a lado com Comboios que chocam enfurecidos em Metropolitanos de brincar.
Sou safanado e sacaneado, sou observado como espectro que sorri sem tostão.
Lanço-vos braços polvilhados em simpatia.
Desejo. Morro, regresso para tornar a partir em pulinhos de palmilha.
E todos os dias torno a subir a escadaria do amor próprio, concedendo-me então um duche desilusório e uma refeição equilibrada, meia lua de rúcula.
Aqui, já estou no Céu, espaço desabitado e frio onde em caixinhas vou empilhando os resultados pífios de mais uma ida à Terra.
Lá ao fundo fica a ala do respeito pelo princípio da igualdade e logo adiante o respeito pela unicidade. Aqui mais perto ficam os artefactos, já lavados, que me indicam as V. coordenadas na Terra, e naquele monte enorme estão aqueles que - antes e depois do tratamento - se mantêm, por qualquer rasura que se me escapa, ininteligíveis à luz deste Céu.
Tudo arquivado, catalogado e cognoscível em percursos que segundo as últimas estimativas levariam aproximadamente 29 anos a repercorrer.
À entrada mantenho uma chapinha com a divisa que encontrei entre as ervinhas de um jardim: “Amor próprio e uma cabana, segundo S. Daniel”.
Entre amigos sou o Marfim. E estou farto!
Um dias destes, e este é embalo que me tem incomodado a deita, não regresso aqui. Fico por lá.
Mas logo depois me recordo em corridinha do que quero: criar uma Terra no Céu.
Mastigo a satisfação da descoberta, aconchego-me à nuvem que me cobre e decido que amanhã tornarei a descer à Terra com redobrado empenho.Nisso ou em nela me perder, esquecendo a necessidade, os arquivos, o desmanche e a inútil lucidez deste Céu frio, desabitado, impartilhável.

Etiquetas: